quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PINTAS 2001 a 2010


Na revista "Wine a essência do vinho" de Fevereiro de 2012 pode ler-se as notas da prova vertical realizada por Rui Falcão (RF) ao vinho Pintas produzido pela Wine & Soul saido da parceria entre Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges.
Segundo  RF o 2007 atinge a maior classificação com 19 pontos (classificação de 0a 20), seguindo-se o 2004 3 2008 com 18,5. A classificação mais baixa é a de 2001 com 17 pontos.
Segundo ainda RF " Um vinho que celebra agora a sua primeira década, momento perfeito para uma primeira avaliação de conjunto, momento perfeito para análise da evolução e do potencial de envelhecimento de um dos ícones do Douro. Nos mentideros do vinho correu muitas vezes o rumor que os vinhos do Douro da nova geração, de que o Pintas é um dos expoentes máximos, terão dificuldadeem envelhecer, evoluindo sem dignidade e sem honra, sem elegância, morrendo cedo e sem certificar a maioria das promessas adiantadas na fase da juventude.
Uma asserção que esta primeira década do Pintas desmente de forma categórica, afirmando-se mesmo pelo oposto, pelo brilhantismo da evolução, pela juventude quase irreal da maioria das colheitas, mesmo nos anos mais improváveis, como 2002 ou 2006, anos de gestão complicada no Douro. São raras as ocasiões de numa prova vertical conseguir dez vinhos seguidos de tamanha qualidade e consistência, de sinais de identidade tão demarcados... "

Sem comentários:

Enviar um comentário